tudo sobre criação de pássaros silvestres!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONHECENDO O COLEIRO

Ir para baixo

CONHECENDO O COLEIRO Empty CONHECENDO O COLEIRO

Mensagem por Admin Seg Jun 01, 2015 2:32 pm

Coleirinho


O coleirinho é uma ave passeriforme da família Thraupidae, cujo nome científico é Sporophila Caerulescens.


Seu nome científico significa: do (grego) sporos = semente; e philos = que gosta, amigo; e do (latim) caerulescens = azulado. ⇒ Ave azulada que gosta de sementes.

Também conhecido como coleirinho, coleiro, coleirinha, papa-capim, papa-arroz ou coleiro tuí tuí. É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também a mais abundante na maioria dos locais onde ocorre.


Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”.

A denominação caerulescens significa azulado, possivelmente pela intensidade do negro de suas penas possuirem um tom azulado.

PRINCIPAIS AMEAÇAS:

Captura indiscriminada para apreciadores de pássaros canoros e tráfico de animais.

Características


Mede 12cm. O macho, com seu inconfundível colar branco e negro recebeu essa denominação. Além do colar, ao lado da garganta negra um “bigode” branco define a área sob o bico amarelado ou levemente cinza esverdeado. Existem machos com peito branco e outros com peito amarelo (ambos pertencem à forma nominal, sendo a forma de peito amarelo apenas um morph ou variação).

A fêmea é toda parda, mais escura nas costas. Sob luz excepcional, é possível ver que ela também possui o esboço do desenho da garganta do macho. Os machos juvenis saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. As fêmeas não são canoras.

FONTE: wikiaves.com.br

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/06/2015

https://trincaparana.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos